28 de outubro de 2010

Peixe assado no sal

Bom, como estou com muita vontade de começar a escrever, não vou nem divulgar o blog, esperar os comentários do post anterior etc etc. Vou logo começar com uma dica pra quem gosta de cozinhar e não tem tempo, ou não gosta e quer fazer algo super rápido, saudável, prático e gostoso ou simplesmente pra quem quer experimentar um prato diferente. 

Eu aprendi no reveillon de 2008 com nosso amigo Betinho. No 1º dia do ano, ele "presenteou" a mim, meu marido e Kitty (sua esposa) com um delicioso PEIXE ASSADO NO SAL. Gente, fiz depois em casa e todos amaram!!! É "deli"!!! E assar o peixe dessa forma conserva o seu valor nutritivo. Não precisa de óleo, condimentos ou molho.

Anote aí os ingredientes:

- 1 peixe - o "vermelho" fica muito bom. Pra quem mora em Salvador pode comprar fresquinho no Ceasinha do Rio Vermelho. Fica na Av. Juracy Magalhães Júnior, 1624. Próximo ao Hospital Aliança.
- sal - uns 4 quilos. Não se assute! É isso mesmo!!! Eu uso o sal fino, mas tem gente que faz com o sal grosso. Tanto faz!
- clara de ovos - mais ou menos 5. O suficiente para dar "liga" ao sal.

Só isso!!!

Pra começar, limpe o peixe SEM TIRAR escamas, rabo ou cabeça (ou então já compre limpo! No Ceasinha eles limpam). Misture as claras ao sal até este ficar "compactado" e faça um lastro em uma assadeira. Deite o peixe (fechado) e cubra com o restante do sal. Atenção, o peixe deverá ficar TODO coberto com a camada de sal de pelo menos 1 cm de espessura.


Leve ao forno alto pré aquecido até que o sal comece a dourar (40 minutos a 1h mais ou menos, a depender do forno). Retire e quebre a capa dura de sal que se formou. As escamas e a pele do peixe vão sair coladas ao sal.

Vejam que maravilha!!! A casca de sal ao redor fica durinha. É só quebrar e saborear... Com um limãozinho então... hum...

Um beijo GRANDE e até a próxima!!! Ah, se fizer a receita em casa "post" aqui o seu comentário. Quero saber se deu tudo certo!!!

5 comentários:

  1. ei bri! muito bom, né.
    às vezes minha mãe prepara quando rola um jantar para amigos lá em casa.
    ela faz com sal grosso e sem ovo. e cobre com alumínio.
    maravilha!
    boa sorte com o blog, linda ;)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, prima! Muito bacana a dica do peixe...Vou tentar!

    Visite o meu blog: www.divagacoescerebrinas.zip.net

    Bjus,

    Guilherme (Tio Bado)

    ResponderExcluir
  3. Amei seus blogs. Viajei! Sem comer! Pesquise algumas receitas vegan, sem glutem e lactose.

    Pepeu é o máximo! Lindas as fotos dele, de vocês e da paisagem (Blog Bagagem). A foto do peixe no sal também dá uma idéia exata da aparência do prato.

    Sica já fez esse peixe no sal para amigos e ganhou um convite para tomar conta de um restaurante. Quer dizer: quem comeu, gostou!

    Beijos

    PS - vale a pena visitar os blogs de Brisa!

    Lalado.

    ResponderExcluir
  4. Brisa, amei a recceita , nao fiz ainda , mas e tao facil que logo vou experimentar este delicia, to pesquisando que peixe vou usar.
    beijocas

    ResponderExcluir