10 de novembro de 2010

Dicas de cozinha


Anotem aí essas dicas rápidas e super práticas! A da casca da batata estou doida pra experimentar ; )

Vinagre para matar germes 
Deixe de molho os legumes e verduras em dois copos de água e cinco colheres de sopa de vinagre de maçã por 15 minutos.

Arroz bem solto
Adicione uma colher de vinagre de maçã na água do arroz no hora do cozimento.

Quiabo sem baba
Lave, seque bem o quiabo ainda inteiro, deixe por 15 minutos em uma vasilha com suco de limão. Lave e use.

Açúcar sem empedrar
Coloque uma ameixa ou algumas bolachas salgadas, ou ainda frutas secas, dentro do recipiente em que você guarda o açúcar. Assim ele não empedra.

Alface fresca
Para conservar a alface sempre fresquinha, lave bem as folhas e enxugue. Depois, coloque numa vasilha hermeticamente fechada e guarde na geladeira.

Alho bem conservado
Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.

Casca da batata
Não jogue fora as cascas de batata. Frite em óleo quente, tempere com sal. e sirva como aperitivo.

Batatas sequinhas
Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.

Molho maionese e limão
Misture a maionese que sobra no fundo do vidro com um pouco de suco de limão e você terá um ótimo molho para salada.

Gelar bebidas
Coloque cubos de gelo num balde, alguns copos de água gelada e 4 colheres (sopa) de sal, de preferência grosso. Acomode a garrafa e complete com água e gelo até encher. Esta dica serve para gelar vinhos, cerveja, champagne etc

Queijo ralado
È difícil ralar queijo quando está mole e gruda no ralador. Podemos congelar o queijo antes de ralar para facilitar a tarefa.

Camarão frito
Para os camarões ficarem crocantes deixe-os de molho em água com bicarbonato de sódio por 30 minutos aproximadamente. Depois é só fritar e saborear.

Amolecer manteiga ou margarina
Você precisa de manteiga ou margarina em temperatura ambiente e ela está gelada? Então encha uma tigela com água fervente, depois de alguns minutos jogue a água fora e vire a tigela vazia, ainda quente, sobre a manteiga ou margarina. Assim, ele amolecerá sem derreter.

Para evitar que se forme mofo na lata de extrato de tomate
Guarde o que sobrar na geladeira, em vasilha de louça ou vidro, tendo o cuidado de cobrir com um pouco de azeite ou óleo. Assim você evita que forme mofo na massa.

Para cozinhar um ovo com casca rachada
Passe sobre a fenda um pouco de suco de limão e deixe secar. Em seguida, coloque o ovo com muito cuidado na panela com água quente e uma pitada de sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário