2 de fevereiro de 2012

"Que Bloco É Esse?" - Campanha da Petrobras - Carnaval 2012


Gente, a Petrobras está com uma campanha maravilhosa do carnaval 2012: “Que Bloco É Esse?”, valorizando e promovendo os blocos afro.

Tem clipe do Ilê e o Criolo (eu assisti a gravação de algumas cenas) e mini documentários do Muzenza com o Nação Zumbi, o Malê com o Emicida e o Cortejo Afro com a Preta Gil.

Acessem o site www.petrobras.com.br/queblocoeesse e vejam que lindo!!!
Ah, e vejam essa reportagem do site Flaac http://www.flaac2012.com.br , dentre outras milhões que saíram:

“Você já foi à Bahia?” Essa canção fez de Dorival Caymmi um “divulgador” da cultura popular baiana, na década de 40. De lá pra cá, as tradições negras de Salvador têm se tornado conhecidas em todo o mundo. Ancestralidade é um elemento forte nas manifestações culturais do Estado, inclusive em produções com apelo contemporâneo.

Sabendo disso, a Petrobrás passou a dar apoio ao Ilê Aiyê e a sete outros blocos do carnaval baiano. Todos os contemplados têm, desde sua origem, a preocupação com a reflexão cultural negra no Brasil. No intuito de difundir esse movimento popular baiano pelo mundo, foi desenvolvida a página “Que Bloco é Esse?“, agregada ao site da companhia petrolífera.

O projeto prevê a produção de alguns vídeos que promovem o encontro entre blocos afro-baianos e conhecidos nomes da música brasileira. Os encontros programados são entre Nação Zumbi e Muzenza, Emicida e Malê de Balê, Preta Gil e o Cortejo Afro. Para o lançamento, Criolo, rapper paulista, foi convidado a montar a parceria com o Ilê Aiyê, cantando as canções “Ilê Aiyê” e “Que Bloco é Esse?” A página realizará, também, pequenos documentários sobre os blocos populares de Salvador, buscando a compreensão de suas histórias.
Entre as festas de carnaval de grande sucesso na cidade, o Ilê Aiyê é conhecido como bloco afro mais antigo. Desde a fundação, os membros do bloco se manifestam pela valorização da cultura negra no Brasil, na difusão e conscientização do orgulho das tradições. Para tanto, os carnavais do “Ilê” homenageiam países africanos e ícones da cultura negra no mundo.

A primeira música emplacada pelo Ilê Aiyê foi “Que Bloco é Esse”, de autoria de Paulinho Camafeu, canção tocada até hoje nas festas de todo o Brasil. O estilo rítmico proposto pelo bloco, também, foi um dos responsáveis pela revolução musical pela qual a Bahia passou a partir da década de 1970, desaguando no samba-reggae e, posteriormente, nos hits do axé music.

Confira o primeiro videoclipe realizado pelo projeto, com Ilê Aiyê e Criolo.

Um comentário:

  1. Lindo mesmo esse trabalho da Petrobras eM busca da valorização dos blocos afros... Ilza Teixeira

    ResponderExcluir