19 de janeiro de 2011

Onde buscar informações para estudar para concursos? Veja dicas:



As fontes de estudo para concurso público são muitas, para todo perfil de candidato e todo bolso. Mesmo quem não puder frequentar um cursinho pode concorrer a uma vaga estudando por conta própria. Essa estratégia, sem dúvida, exige mais esforço e determinação, e um perfil de candidato bastante disciplinado. Mas há relatos de gente que estudou sozinha e foi aprovada em concursos dificílimos.

Os cursos preparatórios presenciais, com professores à disposição do aluno para tirar dúvidas e colegas de turma que suavizam a 'maratona' do candidato, permitem a troca de informações, ansiedades, etc. O problema é que esses estão, em geral, localizados nos grandes centros urbanos.

Para quem mora em cidades menores, existem cursos de ensino à distância, seja via satélite ou via rede, ao vivo ou gravados. A vantagem é a possibilidade de o candidato de qualquer lugar do país ter a mesma qualidade de preparação que aquela oferecida nas cidades maiores, com tradição em concurso público, inclusive com os mesmos professores.

Existem franquias de grandes cursos espalhadas pelo Brasil, com salas de aula e telão para recepção das aulas. Outro modelo que funciona em todo o país, escolhido por quem não tem acesso a um curso presencial, ou mesmo por quem prefere evitar o tempo e o gasto de deslocamento nas grandes cidades, são as aulas via internet; nesse caso, o aluno pode assistir ao curso da sua própria casa, desde que tenha computador com internet de boa recepção.
Outro recurso importante são livros e aulas escritas, o que também é facilitado hoje pela internet, pois boas editoras e livrarias vendem via rede e mandam para qualquer ponto do país.

Estudando por conta própria
Para quem optar por estudar sozinho, os livros são ferramentas essenciais. Atualmente, já se encontram bons títulos sobre concursos também em bibliotecas, o que permite o acesso de quem não tiver disponibilidade para comprá-los no momento. O importante é estar atento à qualidade dos materiais, buscando editoras, cursos e sites reconhecidos e com boa experiência nesse mercado.

Para o candidato ter mais segurança em suas escolhas no mundo dos concursos, uma boa alternativa é buscar quem tem experiência: alguém que fez concurso recentemente - de preferência, com sucesso -, estudantes veteranos ou professores especializados. Há também diversos fóruns de discussão de “concurseiros” na internet. Ali se reúne gente que está estudando há bastante tempo –os concursos mais difíceis exigem anos de preparação- e alguns até que já foram aprovados e aceitaram a tarefa de ajudar quem está começando agora.

Troca-se todo tipo de informação em relação ao mundo dos concursos públicos, desde orientar sobre o material didático mais indicado, cursos e professores, até debates sobre dúvidas e problemas comuns a todo candidato.

Como escolher um livro
Quanto aos livros, os específicos para concurso apresentam linguagem mais acessível a qualquer pessoa, com foco direcionado para o que costuma ser cobrado nas provas; já os de faculdade tendem a usar uma abordagem mais complexa, o que pode dificultar o entendimento dos assuntos para quem não é da área.

Além disso, as editoras especializadas em concurso público buscam atualização permanente de seus títulos e oferecem também material com questões comentadas por estilo de banca examinadora, o que é bastante útil. Se possível, vá à livraria e examine os livros, para decidir entre os diversos títulos confiáveis sobre o mesmo assunto. Mas não são necessários muitos livros de cada matéria. O ideal é escolher um completo, com teoria e exercícios para cada disciplina. Mais tarde, se for viável, vale adquirir algum de questões comentadas.

Na semana que vem, confira dicas para organizar o estudo e fazer uma preparação com qualidade.

* Lia Salgado, fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário