7 de abril de 2011

Mês da Dança no TCA


Companhia apresenta o espetáculo “Herança Sagrada”, aplaudido por 100 mil pessoas nos EUA, tendo como abertura a peça “O Pedido de Casamento”, com o grupo Teatro NU.

Para comemorar o Mês da Dança, o projeto Domingo no TCA reservou uma atração de prestígio internacional, o Balé Folclórico da Bahia, com o espetáculo “Herança Sagrada”, sob a direção geral de Walson Botelho e direção artística de Zebrinha, de volta a Salvador após três meses de sucesso nos Estados Unidos. A apresentação única será no dia 10 de abril, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 11 horas, com ingressos (inteira) a R$ 1,00 vendidos no mesmo dia, a partir das 9 horas, com acesso imediato do público.
Antes do Balé, às 10 horas, o grupo Teatro Nu se encarregará da abertura da programação do dia com o espetáculo “O Pedido de Casamento”, peça de 30 minutos reunindo os atores Fafá Menezes, Marcelo Praddo e Carlos Betão, sob direção de Gil Vicente Tavares.

Celebridades – Única companhia de dança folclórica profissional do país, o BFB foi criado em 1988, e em 1994 foi considerado pela Associação Mundial de Críticos como a “melhor companhia de dança folclórica do mundo”. Na recente turnê norte-americana, O jornal The New York Times estampou em crítica de duas páginas a manchete: “Jornadas Fantásticas - Quando o Balé Folclórico da Bahia aporta em Nova Iorque é tempo de festa”.
“Herança Sagrada” estreou no TCA, em 2008, por ocasião dos 20 anos do BFB, mas foi modificado e revisado para a turnê que durou três meses por 30 cidades norte-americanas, e foi aplaudido por cerca de 100 mil pessoas, incluindo celebridades artísticas como a cantora lírica Jessye Norman (que se apresentou no ano passado na Série TCA), Gloria Estefan, Danny Glover, David Parsons, Anne Hathaway, Harry Belafonte e Steven Spielberg. "O retorno do Balé Folclórico da Bahia aos Estados Unidos numa grande turnê como esta representa uma conquista, não só para a Bahia, mas para a dança do país inteiro", comemora Walson Botelho.

Espetáculo – No palco, 25 bailarinos, cantores e músicos exuberantes, vibrantes e incansáveis, com sua dança e sonoridade arrebatadoras. “Herança Sagrada” tem início com um ritual no qual Obatalá, criador do universo iorubá, traz até a Terra seu primeiro filho e Orixá, Exu, deixando-o responsável por dar vida a todos os seres animados e como seu principal mensageiro entre os segredos do Orun (firmamento) e o Aiyê (a terra).
        

Neste segmento novos adeptos são iniciados em cerimônias festivas, saudados pelas Divindades do panteão religioso africano, a exemplo de OGUM, o Orixá que representa a força da natureza contida no ferro e nas guerras; OXUM, a Deusa que encarna a força das águas doces, rios, cascatas; OBALUAIYÊ, Orixá das enfermidades e da morte; IANSÃ, Orixá que representa a força dos ventos e das tempestades e OXOSSI, protetor das florestas, caças e caçadores.
A segunda parte do espetáculo segue mostrando as mais importantes manifestações folclóricas baianas, a exemplo da Puxada de Rede, Capoeira, Samba de Roda, além da coreografia “Afixirê”, já um clássico do repertório do Balé, prestando homenagem ao legado cultural deixado pelos escravos numa forma de retribuir esta maravilhosa “Herança Sagrada”.

Companhia – Com sede em Salvador, a única companhia de dança folclórica profissional do país foi criada em 1988 por Walson Botelho e Ninho Reis. De lá para cá, o Balé Folclórico da Bahia já se apresentou em 182 cidades e em 19 países, dentre eles Estados Unidos, Itália, Canadá, Dinamarca, Austrália, Alemanha, França, Holanda e Suíça, além de ter conquistado sucesso de público e considerável prestígio da crítica especializada no Brasil e no exterior. Ao longo dessa trajetória, recebeu diversos prêmios, dentre eles o Prêmio Fiat, como a melhor companhia de dança do país em 1990; o Prêmio Estímulo (oferecido pelo Ministério da Cultura como a melhor companhia de dança do país e melhor espetáculo de dança do país em 1993); o Prêmio Mambembão (oferecido pelo Ministério da Cultura como a melhor pesquisa em cultura popular e melhor preparação técnica de elenco em 1996); o Prêmio Bom do Brasil (oferecido pela Varig como um dos cinco mais importantes projetos sócio-culturais existentes no país em 2004) e o Prêmio Mérito ao Turismo (oferecido pelo Governo da Bahia pelos serviços prestados ao turismo no estado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário