11 de abril de 2012

Dicas de desfraldamento - Livros e vídeos sobre o cocô


Amigos, pesquisando em algumas livrarias descobri alguns livros que falam sobre o cocô de uma forma bem natural para crianças. Com certeza uma boa ajuda para os pais que estão às voltas com o desfraldamento, pois contém imagens que ajudam os pequenos a entender todo o processo. 

Além dos livros uma boa ajuda também são os vídeos. Uma mãe de um amiguinho do meu filho, Mônica, disse que mostrou vários vídeos do Youtube com outras crianças fazendo xixi e cocô no peniquinho. Com o filhinho dela deu super certo. Ele passou a imitar as crianças dos vídeos. No Youtube tem vários.

Livros:

Cocô no Trono
  É um livro divertidíssimo para qualquer um, mas muito útil para quem se vê às voltas com tantas mudas de roupa suja por dia. Estampado em formato grande, em páginas reforçadas e bem coloridas, um pintinho tira sarro de vários bichos que já aprenderam a sentar no trono – e que fazem cada um sua “espécie” de cocô. Mas, ao final, ele também apresenta sua performance (aprende a usar a privada sozinho), e para completar ainda toca a descarga, tarefa que cabe ao leitor desempenhar, apertando um botão sonoro.
Largar as fraldas e aprender a usar a privada não é tarefa fácil, nem para as crianças nem para os pais e muito menos para os professores. Essa é uma fase que envolve planejamentos e mudanças na rotina – afinal, ter de mandar dez cuecas ou calcinhas e dez shorts por dia para a escola do filho não é atividade corriqueira…

Editora: Companhia das Letrinhas
Autor: BENOIT CHARLAT
Idade indicada: A partir de 01 ano


O que Tem Dentro da Sua Fralda?
 Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa de Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos. Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda de Ratinho. Uma grande surpresa os espera. Um divertido livro com abas sobre a grande curiosidade de um pequeno rato e sobre a passagem para o penico. Diversão garantida para crianças e adultos.

Editora: Brinque Book
Autor: Guido Van Genechten
Idade: até 03 anos


A Incrível Fábrica de Cocô, Xixi e Pum
 Como é que aquela deliciosa pizza e aquela limonada geladinha que você saboreou com tanto prazer se transformam em... eca!... cocô e xixi? Entre na Incrível Fábrica de Cocô, Xixi e Pum para descobrir como tudo isso é produzido dentro do seu corpo. Conheça os trabalhadores que estão aí dentro separando do alimento tudo o que dá energia para fazer você correr, pentear o cabelo, jogar videogame e dar sustos nos outros.

Já o resto da comida... bem, sobre isso é melhor você ler o livro para saber.
A união dos textos da Fátima Mesquita com as ilustrações de Fábio Sgroi, torna o livro educativo, dinâmico e atrativo para as crianças a partir de 6 anos. Os livros da jornalista e escritora Fátima Mesquita são assim. O leitor se diverte a valer.


Editora: Panda Books
Autor: Fátima Mesquita
Ilustrador: Fábio Sgroi
Idade: a partir de 09 anos


Que Cheiro É Esse? - o Livro do Cocô
Todos os animais da terra precisam fazer cocô, então porque o planeta não está coberto de fezes? Para onde vai tudo isso? Parte do cocô simplesmente se decompõe, desenvolvendo nutrientes importantes ao solo, mas o resto dele é usado de diversas maneiras. Você pode se surpreender ao saber como o cocô é útil!

Um tema magnífico, com ilustrações engraçadas, que traz uma interessante perspectiva sobre um tema natural, mas cheio de preconceitos.
De forma simpática e sem rodeios, as crianças aprenderão sobre esta importante necessidade de todos os animais.

Editora: Vale das Letras
Autor: Gaby Goldsack
Idade: 05 a 08 anos

5 comentários:

  1. Oi! Deu super certo mesmo. Hoje é o terceiro dia da façanha de fazer xixi no peniquinho! rs. Ele até pediu para que eu o levasse lá: "Mamãe, quero fazer xixi no peniquinho." Que gracinha! Valeu a "citação", rs. Bjos pra vc e pro Pedrinho!
    Monica (mãe de Arthur).

    ResponderExcluir
  2. oi,gostaria de saber qual é o melhor livro,que fala de tudo,sem vergonha e preconceito de fazer e qual o indicado pra ajudar a fazer?,rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Steve, o que eu acho melhor destes é o "Cocô no Trono". O que me ajudou também foi mostrar vídeos no youtube de crianças no troninho para meu filho. Tem vários. É mais fácil pra eles assimilarem vendo uma outra criança fazendo. Eu não usei penico, ele já foi direto para o vaso com redutor de assento. Aí depende de cada criança. O meu ficava só brincando com o penico. Comprei vários tipos: simples, com som, com brinquedinhos, mas não funcionou. Como ele via a gente utilizando o vaso sanitário, foi mais fácil pra mim ensiná-lo a usar com o redutor de assento.E no mais, é ter bastante paciência, deixar a criança de cueca ou calcinha ou sem nada mesmo em casa e no início sempre perguntar, levar mesmo que diga não. Hoje em dia graças a Deus meu filhote está 100% desfraldado.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha faz xixi no banheiro, mas só quer fazer cocô nas fraldas, o que devo fazer. Obrigada

      Excluir