Amigos, depois desse "feriadão", estou de volta! Obaaaaaaa!!! E com mais dicas!!!
A dica de hoje é sobre manchas, ou melhor, como tirar manchas de tecidos. Consultando alguns sites, encontrei um artigo de um engenheiro têxtil, o Robson Ferreira, que achei muito interessante (e confiável!). Se não conseguir tirar sua dúvida, mande um e-mail pra ele: robson@drezett.com.br.
Deixe seu comentário e se tiver mais uma dica que não esteja nesta relação, compartilhe!!!
Beijos e até a próxima!!! Muitas bênçãos!!!
“Quanto antes agir maior será a chance de ter sucesso. Agora cuidado para não piorar a mancha ou até rasgar a roupa. Faça tudo delicadamente.
Manchas Oleosas, Gordura ou Graxas
O talco também ajuda. Ele absorve parte da oleosidade. Aplique bastante talco sobre a mancha e deixe por algumas horas. Depois lave bem. Se não tiver talco, tente farinha de trigo ou ainda um papel bem absorvente, pressionando bem com para tirar o excesso.
Existem alguns produtos de pré-lavagem nas prateleiras dos supermercados que podem ajudar bastante. Olhe no verso das embalagens e procure na composição um produto chamado “tensoativo”. Ele é ótimo para tirar esse tipo de mancha. O sabão de lavar roupas também tem este tensoativo, mas em menor concentração.
Em gorduras mais concentradas, você pode molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repita a operação, desta vez embebendo a escova em água e vinagre.
Você também pode usar benzina, mas tome muito cuidado, pois ela também pode manchar. Seque com um secador de cabelo à medida que for passando benzina e tome cuidado para não passar benzina demais.
Essa é fácil. Primeiro tente tirar o excesso com o lado sem corte de uma faca. Depois passe gelo sobre o chiclete. Ele deve endurecer e sair com facilidade. Você também pode fazer isso se grudar chiclete no seu cabelo.
Outra opção é colocar a roupa no congelador (dentro de um saco plástico) e esperar o chiclete endurecer.
Primeiro passe um tecido ou uma toalha absorvente para tirar o excesso. Cuidado para não espalhar ainda mais. Lave com detergente transparente ou branco (aquele de cozinha mesmo) esfregando delicadamente.
Se ainda não saiu jogue a roupa fora (talvez seja mais difícil inventar uma desculpa para explicar o fato).
Passe algodão com álcool sobre a mancha e lave com água morna e sabão. Se não sair, tente aplicar água oxigenada sobre a mancha, aguarde alguns minutos e lave com água quente.
Use a acetona ou o removedor de esmaltes e em seguida lave com água e sabão. Sempre coloque um outro tecido atrás para que a mancha possa ser transferida. Atenção; Não use a acetona sobre um tecido de acetato. Ela vai destruí-lo.
Tire o excesso na hora com um tecido ou com um papel bem absorvente, com cuidado para não espalhar mais a mancha. Lave imediatamente com água e sabão.
Se a mancha for antiga, deixe de molho em leite quente por umas duas horas e depois lave. Se não sair use álcool e esfregue delicadamente. Outra opção é aplicar glicerina sobra a mancha e lavar com água morna.
Suco de Frutas ou Manchas de Frutas
Procure lavar na hora com água e sabão para evitar que a mancha fixe à roupa.
Se não puder lavar na hora, deixar de molho em água oxigenada, água e sabão e depois lavar com água quente e sabão é quase sempre suficiente, mas algumas manchas de frutas são mais difíceis de tirar.
Se a mancha não sair, deixe de molho em leite morno por cerca de uma hora e depois lave com água e sabão.
Molho de Tomate
Se possível tente lavar na hora com água e detergente de cozinha sem cor. Você também pode tentar lavar com água, sabão e alguns daqueles produtos com “tensoativo” encontrados nas prateleiras dos supermercados (nós já falamos deles para tirar manchas oleosas e de gordura). Aplicar uma camada de talco no local ajuda a absorver o excesso. Você pode também utilizar amido em pó, deixando até secar bem e esfregando em seguida com escova.
Aqui temos um problema. Se você usou o ferro muito quente sobre um tecido sintético, pode ser que ele tenha fundido superficialmente (derretido como um plástico). Pode ser que não tenha solução. Experimente esfregar em diversas direções com uma escova de roupas de pontas duras até levantar novamente os “pelos” achatados e sumir com a diferença de tonalidade.
Lama / Barro
É melhor removê-las depois de seco, com uma escova áspera. Se não sair, diversas lavagens seguidas vão progressivamente eliminando a sujeira. Se for deixar de molho, lembre de trocar a água várias vezes ou ela ficará lamacenta e sujará toda a roupa. Aplicar vinagre branco na água pode ajudar.
Siga este receita: primeiro deixe de molho em água bem quente por cerca de 30 minutos. Em seguida lave em água fervente com bicarbonato de sódio. Duas colheres de bicarbonato para cada litro d’água são suficientes. Depois enxágüe em água corrente e em seguida com água e amoníaco. Utilize uma colher de sopa de amoníaco para cada
A mancha de sangue as vezes é bem difícil de tirar. Deixe o tecido de molho e depois lave com água fria. Usar um alvejante a base de água oxigenada também funciona bem. Outra opção é aplicar água oxigenada sobre a mancha, deixar por cerca de 15 minutos e depois lavar com água, alvejante sem cloro (água oxigenada de novo) e sabão.
Depende do tipo de caneta. Comece esfregando com álcool, tomando muito cuidado para não desbotar o tecido e nem espalhar mais a mancha. Sempre deixe um outro tecido atrás para que a tinta da caneta seja transferida para ele. Para tinta esferográfica você pode ainda tentar deixar algumas horas em uma vasilha com leite azedo e depois lavar bem.
Outra opção é aplicar laquê (de cabelo) sobre a mancha, deixe secar bem e lave com água e sabão. Se não sair, tente aplicar aguarrás ou removedor, deixe por alguns minutos e lave em seguida.
É sempre muito difícil dizer como tirar manchas de desodorante. O problema é que o desodorante reage com o suor. Existem diversos tipos de desodorantes e mais do que um tipo de suor. Algumas opções podem dar resultado, dependendo do tipo de desodorante, do tipo de suor, da mancha existente e do tipo de roupa. Você pode começar usando um tensoativo aplicando sobre a mancha por 5 minutos e depois lavar.
Se não funcionar, você também pode tentar aplicar água com bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixar de molho e depois lavar com água e sabão.
Normalmente sai com querosene, gasolina ou benzina, mas lembre-se dos cuidados para aplicar a benzina sem manchar ainda mais. Deixar de molho em aguarrás também funciona.
Esta é uma mancha difícil de tirar. Aja rápido, lave na hora com água (se possível morna) e sabão. Alguns restaurantes têm sempre um pouco de talco para jogar nesta hora, mas farinha de mandioca ou polvilho também podem ajudar a absorver o liquido derramado.
Se não tiver como fazer algo na hora, ao chegar em casa esprema suco de limão e lave com água quente. Outra saída é esfregar vinho branco na mancha de vinho tinto e depois lavar com água e sabão. Se for uma roupa branca ainda há a possibilidade de lavar com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha) e depois deixe lave com água, sabão e alvejante à fervura por 30 minutos.
Ferrugem
Blush
Manchas de Punho e Golas
Umedeça a gola e os punhos e esfregue com sabão de coco
Passe na mancha uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água quente. Depois lave normalmente.
Não use alvejante a base de cloro, nunca. Se você já usa normalmente, pare de usar. É bem provável que ele seja o problema. Ele branqueia no primeiro momento, mas vai deixando as roupas mais e mais amareladas com o tempo e o tecido fica mais fraco. Neste caso não tem mais como tirar.
Para reduzir o problema de amarelamento das roupas lave com alvejante sem cloro (com peróxido de hidrogênio, mais conhecido por água oxigenada) em água bem quente. Depois deixe secar ao sol. Repita a operação algumas vezes até clarear bem.
Algumas manchas não saem mesmo, como aquelas que aparecem quando respingamos alvejantes clorados, ou seja, que tenham na composição (olhe no verso da embalagem) um produto químico chamado “hipoclorito de sódio” (como na Cândida, Água Sanitária ou outras marcas). Neste caso, só tingindo de novo em uma cor bem escura.
Neste caso o que ocorreu é que o corante de uma peça tingiu a outra. Aja rápido. Não deixe secar e lave a quente a peça manchada com alvejante a base de peróxido de hidrogênio (mais conhecido por água oxigenada) até a mancha sair. O problema é que a cor original da peça pode sair um pouco também.
Nunca lave artigos como ternos ou vestidos de seda em água. Neste caso envie a uma lavanderia especializada para lavar a seco. Eles usam alguns solventes que são muito bons para retirar manchas oleosas.
( Robson Ferreira é Engenheiro Têxtil formado pela FEI/ SP, com Mestrado em Confection-Habilliment pela Université de Haute Alsace (UHA) na França e DEA (Diplome D’Études Avancés) também pela UHA, MBA pela Fundação Don Cabral e Diretor Presidente da Drezett e Associados Consultoria. )
Nenhum comentário:
Postar um comentário